sábado, 17 de julho de 2010


Dentre varias restaurações que já fiz, esta é a primeira vez que trabalho em um projeto como este. Restaurar uma Honda CB350 1972. Na minha época de menino e adolescente vi muitas motos da Honda e não me lembro de ter visto uma CB350 1972, havia sim modelos mais novos como as 73 que eram com freio a disco. E lembro-me também da CB360, havia varias na minha época de adolescente.  Eu particularmente acho a construção do motor da CB350 linda gosto do design do motor, ele expressa bem o estilo retro. A Honda CB350 é uma 325cc de dois cilindros e quatro tempos, produzido pela Honda entre 1968 e 1973. Seu motor confiável, juntamente com 2 carburadores Keihin provou ser um projeto popular, tornando a motocicleta mais vendido na história americana, com 300.000 unidades vendidas.  A máquina evoluiu cosmeticamente ao longo de sua produção, com melhorias de engenharia incrementadas a suspensão e freios.

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Robson. Mais um trabalho magnífico onde se percebe ao final, a perfeição da restauração. Seu conhecimento, a técnica, o prazer e os requintes de detalhes fazem tôda a diferença. Por mais que os paulistas se auto elogiem, citando nomes já conhecidos de todos nas motos clássicas, tenho a certeza absoluta de que você tornou-se o verdadeiro "luthier" de motocicletas no Brasil.
Nélson Magalhães

Robson Prudente disse...

Prezado Nelson Magalhães,
Fico deveras lisonjeado com seus comentários, ao longo do tempo aprendi que devo esperar cada vez menos das pessoas e confesso que tenho certa dificuldade em administrar isso. È claro que a realização profissional e a sensação de dever cumprido não têm preço. Mas em minha opinião quem mais deveria reconhecer não o fez, eu sei que devemos sempre colocar a razão na frente da emoção e tento a todo instante fazer isso, e mesmo tentando há 47 anos ainda não consegui. Definitivamente a frieza não faz parte da minha vida e nem poderia fazer já que para se restaurar uma moto clássica a emoção e o amor pelo que faz têm sempre que estar em primeiro lugar. Que bom que existe pessoas como você que sabe reconhecer um trabalho bem feito e acima de tudo feito com emoção!

jobilima disse...

Robson fiquei impressionado com teu trabalho de ressucitação como tu tão bem caracterizou ao descrever tudo que aconteceu. Tuas palavras seguem o mesmo caminho. percebi na tua escrita uma perfeição impressionante. Linguagem fácil que transmitiu os detalhes de forma poética. Deverias aproveitar e propor a uma revista de motos para que aproveitasse teu trabalho e tua forma de expressão. Fico atento esperando tuas novas obras e a forma como que tu descreves cada passo. Achei teu trabalho por curiosidade. Tive uma 350 72 verde um pouco mais escuro do que esta e me chamou a atenção. Teus pensamentos seguem na mesma direção que Almir Klink. Se leres "100 dias entre céu e mar" te verás como a um espelho. Teus trabalhos são exemplos de dedicação a perfeição. Motivacionais.Parabéns!!

Lucio_Busch_de_Freitas disse...

Robson,
Parabéns! Mais uma restauração exemplar.
Estou procurando uma suspensão dianteira (ou pelo menos as luvas que cobrem a suspensão) e um freio dianteiro de CB350. Sobrou alguma peça de sua restauração, mesmo que em mau estado?
Abraço,
Lúcio

Anônimo disse...

Tenho alguma coisa da cb 350

Unknown disse...

Tenho uma roda dianteira , q lona de freio e desmultiplicador poderia usar?